19 maio 2006

AIT : Antes do Início dos Tempos - O começo de um blog

Tenho a dizer que nunca me atraiu a idéia de escrever um blog, mas confesso que sempre tive uma intensa curiosidade. Qual a verdadeira emoção escondida por trás desta mania cada vez mais crescente no universo virtual? Por que tantas pessoas, de diferente idades, credos, culturas, línguas e opiniões são tão motivadas em publicar suas idéias?

Em resumo eu opino: perpetuação da espécie. Sim, a Internet parece estipular ao ser humano uma nova modalidade de seleção natural: os somente-físicos, os físico-virtuais e os virtuais. Três classes de pessoas que se definem segundo seus objetivos, percepções e coragem para expor e agir em diferentes planos sociais.

No primeiro plano estão aqueles que não se renderam ou se recusam a entrar ou assimilar as novas tecnologias que globalizam o homeme e sua cultura. Nada contra. Nada contra. São visões do mundo e decisões particulares.

No segundo plano estão as pessoas que trafegam dentro dos dois ambientes. São pessoas que se portam e agem com fluência no que poderíamos chamar de "mundo físico". Têm a mesma fluência que os do primeiro plano - os somente físicos. Entretanto, estes indivíduos incluem em sua rotina o espaço virtual, das novas tecnologias, da internet, da hipermídia e do hipertexto. São os seres mais bem adaptados de todos.

No terceiro plano há as pessoas que eu considero que necessitam de maior ajuda. Essas pessoas não tê vida social, são excluídos do universo físico por inúmeras razões distintas, e refugiam-se no mundo virtual. Criam vida, personalidade, ações que só existem "de facto" nesse ambiente. Com certeza acabam por manipular ou influenciar o mundo físico, mas essas pessoas não existem socialmente.

Onde eu me incluo: no segundo grupo. Sou filho da geração cujo maior avanço tecnológico era o vídeo-cassete e o console Atari. Cresci assim, mas alfabetizei-me na segunda cartilha: a informática. O blog era a ferramenta que ainda não me impressionava, contudo resolvi experimentar... Vamos ver! Experimentar, na minha opinião é o primeiro passo para apaixonar ou para odiar algo/alguém. Pelo menos se eu detestar essa mania, vou poder dizer de cadeira...

2 comentários:

DP disse...

Eu fico entre o segundo e o terceiro tipo. A vida virtual que eu levo é bastante intensa, mas não atrapalha muito minha vida social.

Se minha vida social é bem pouco intensa, é porque foi uma escolha minha mesmo.

Vai gostar de blogs. Garanto!
;D

ThobiasCC2011 disse...

Opa, bom início de blog
Já está cadastrado no SIESC