21 outubro 2006

SBAC2006 - Ouro Preto: Parte 4 - Já Esperando por Gramado

O terceiro e o quarto último dia do evento foram bastante proveitosos. Foi dada continuidade às sessões técnicas. Uma das atividades mais interessantes a que pudemos assistir foi a Maratona de Programação Paralela, na qual estudantes de diversas universidade eram desafiados a paralelizar alguns problemas clássicos em computação. O objetivo era verificar quem conseguia obter o maior speedup.
Ainda houve duas palestras muito interessantes, as quais comentarei com mais calma no meu retorno. O Prof. Kazuaki Murakami, da Universidade de Kyushu, falou sobre o projeto PetaScale, cujo objetivo é construir um computador com desempenho de dezenas de petaflops. já a Profa. Margaret Martonosi, da Universidade de Princeton, falou sobre o Projeto Zebranet, no qual uma rede de sensores móveis são utilizados para rastrear os movimentos de zebras num parque nacional no Quênia.
Ao retornar pra casa, vou comentar mais detalhadamente sobre o evento... Estar fora de seu computador e pagando internet é brabo!!! Um grande abraço.

Nenhum comentário: