18 outubro 2006

SBAC2006 - Ouro Preto: Parte 2 - As primeiras impressões

O primeiro dia de evento foi tranqüilo. Os dias mais puxados serão quarta e quinta. Abrindo os trabalhos do simpósio houve três eventos paralelos: o WEAC (Workshop de Educação em Arquitetura de Computadores), o PARGOV (Workshop sobre Clusters e Grids Aplicados a Governança Eletrônica), o WVAD (Workshop em Visualização de Alto Desempenho) e o HPCLIFE (Workshop on High Performance Computing in the Life Sciences).

Além desses eventos, houve ainda um tutorial muito interessante com o Prof. Jean-Luc Gaudiot, intitulada "The Walls of Computer Design", na qual ele tratou de relacionar e discutir os principais desafios (barreiras, "walls") no projeto de computadores. Entre eles, citou com bastante ênfase o uso de Chip Multiprocessors (CMP, processadores multicore) e de Simultaneous MultiThreading (SMT). A mensagem principal é de que definitivamente é necessário investir em paralelismo de instruções e threads, ao invés de buscar alternativas físicas para aumentar a freqüência de processadores.

Encerrando o dia, foram apresentados dois minicursos: "WebServices para Computação de Alto Desempenho", apresentado pelo Prof. Alexandre Caríssimi (UFRGS) e "Arquitetura de Processadores com Conjunto de Instrução Reconfigurável", pelo Prof. Ivan Saraiva (UFRN).

Para terminar bem o dia em Ouro Preto, chuva TORRENCIAL. Muito aguaceiro, parecia que o céu ia desabar sobre a cidade... A manhã de quarta-feira continua com chuva...

Um comentário:

Andre Almeida disse...

Adário, eventos são sempre muito legais.

Gostaria de te convidar para vir num evento aqui em Floripa no final do ano: o OpenBeach.

http://mundoandre.blogspot.com/2006/10/open-beach-floripa.html