19 outubro 2006

SBAC2006 - Ouro Preto: Parte 3 - O Simpósio Começa em Grande Estilo

Ok, ok, eu tenho fotos do evento, mas não estou conseguindo postar porque não trouxe o notebook ("Travel light, travel fast"). Prometo assim que puder colocarei aqui as fotos. Por enquanto, vamos aos fatos.

De primeira, quero dar um conselho, em especial aos meus alunos: estude inglês e perca a vergonha de falar numa língua estrangeira. Falar inglês não é mais um extra, é fundamental. É interessante ver, numa cidade como Outro Preto, no interior de Minas Gerais, essa quantidade impressionante de turistas estrangeiros. Além disso, num simpósio como o SBAC, apresentar em inglês é oibrigatório e já pude ver alguns mestrandos, doutorandos e até professores passando um dobrado.

Nesta quarta-feira, o evento foi marcado pelo início das sessões técnicas, nas quais foi possível entrar em contato com trabalhos de pesquisa de alta qualidade, nas mais diversas áreas. As sessões técnicas versaram sobre: Aplicações de Alto Desempenho, Computação em Grids e Clusters e Microarquitetura de Processadores.

O ponto alto do dia foi a palestra do Prof. Joel Saltz, da Ohio State University, quando apresentou a caGrid, uma iniciativa para o gerenciamento, pesquisa e convergência de estruturas maciças de armazenamento de dados. Esse projeto pretende congregar, através de um grid, dados de imagens médicas e pesquisas em bioquímica, medicina e biofísica, a fim de aprimorar o fluxo de informações de pesquisas sobre o cancêr em várias universidades estadunidenses.

O dia encerrou-se com um excelente coquetel de recepção, com comida típica mineira e bebidas da terra. Foram servidos torresmo, mandioca frita, linguiça caipira, iscas de lombo, além de diversos tipos de queijos e frios, típicos da terrinha. Para degustação havia cachaças de Salinas, inclusive a famosa, que também leva o nome da cidade. Um grupo de chorinho e samba animou a noite.

Nenhum comentário: