03 junho 2006

Racionalistas ou Ignorantes

Bem, se sou um homem comumente conhecido pelas indagações, hoje falo de INDIGNAÇÃO. Por que algumas pessoas, pretensamente cultas e inteligentes julgam-se mais esclarecidas do que outras? Por que essa insistência em menosprezar as crenças e sentimentos de outras pessoas? O que leva um ignorante a dizer-se RACIONALISTA, quando nem sabe ao certo o significado da palavra e perverte todo o princípio cartesiano de pensamento?

Racionalismo não significa Ateísmo. Racionalismo não significa Supremacia de pensamento. Racionalismo não significa Imunidade de ação. Racionalismo não significa Verdade. O Racionalismo antes de tudo é um processo mental, uma escola de pensamento, que baseia-se no discurso, na razão e na lógica. Seu princípio baseia-se na prova de proposições. Agora, se você não tem a capacidade de provar que alguma coisa é verdade, não tem o direito de dizer que é falsa.

Será que o fato de eu não ter visto ou presenciado pessoalmente a primeira viagem à Lua, com a conseqüente alunissagem, me dá o pleno direito de dizer-lhe falsa. Pessoas que pensam assim, confundindo o racionalismo e agindo de forma quase fascista, merece no mínimo ser chamado de ignorante. Esses dias, uma pessoa pseudo-aculturada da região de Erechim teve o displante de afirmar-nos "bando de macacos". Assim agiu como que afirmando que a raça humana em pouco ou quase nada distingue-se dos primatas.

Isso eu não chamo racionalismo. Isso, pra mim, é ignorância.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha... posso errar feio, mais eu mais ou menos sei quem foi a pessoa, pois jah escutei ela falando algo semelhante. Sobre o provar ou n~ao, eu jah tive provas. Ninguem acredita, mas eu tive. E isto basta. Creio que todos devemos acreditar em algo maior, sen~ao, aih mesmo eh que seremos apenas "macacos evoluidos".

Alexandro Magno dos Santos Adário disse...

Bem, Marcos, eu acredito e não preciso de provas. Concordo contigo em gênero, número e grau. Será que somos ignorantes por causa disso? :-)

Acho que você talvez esteja errado quanto à pessoa... Mas é UM CARA mais ou menos conhecido na cidade. Mas deixemos pra lá as identificações.

Anônimo disse...

Se é UM CARA mais ou menos conhecido, então acertei em cheio na minha opinião... hehehe.
Quanto à prova, ela simplesmente veio pra confirmar algo que eu já acreditava. E sim, já fui chamado de ignorante por isso.