02 junho 2006

Preparando-se para Sempre

Estava lembrando, hoje, de uns versos de uma música muito famosa na voz da Leila Pinheiro e de autoria do Walter Franco, intitulada "Serra do Luar". O trecho que não me sai da cabeça é esse:

"Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
A toda hora, todo momento"


Como sou um homem de indagações (acho que deu pra perceber, nesse blog), ficava intrigado com "mente quieta", "espinha ereta" e "coração tranquilo". O que queriam dizer essas três coisas juntas? Então lembrei de uma segunda música, do Jorge Ben Jor (salve Jorge!), intitulada "Engenho de Dentro" e que começa assim:

"Olha aí meu bem, prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém"

Bem, com certeza não matei a charada. Até porque o grande Jorge enfia a tal da canja de galinha no meio, e eu não sou muito fã de sopas e similares. Gastronomia à parte, o que realmente gosto nessas duas passagens musicais é o recado para colocar a prudência, a tranqüilidade antes de tudo. Espinha ereta e canja de galinha, além de tudo, são conselhos de saúde, mas tratam da prevenção.

Por tudo isso, é importante sempre pensar o hoje como um conjunto de atitudes que irão refletir, algum dia, em algum lugar. As conseqüências virão, e quanto melhor preparados, seja academicamente, seja espiritualmente, seja financeiramente (sem avareza), ou mesmo cercando-se de bons amigos, os resultados serão os melhores possíveis.

Nenhum comentário: