16 maio 2007

Mistérios Matemáticos

Sub-título (sugestão de um aluno meu): Site Misterioso em Javascript + Macumba

Não sou um especialista em matemática, mas às vezes o pessoal que coloca algumas coisas na internet acha realmente que a gente é ignorante. Com freqüência recebo indicação de links de sites ou comunidades no orkut nas quais alguém descobriu "o terceiro segredo de Fátima" na matemática.
Na verdade a maior parte deles não passam de brincadeiras antigas de "ilusionismo", na qual trabalha operações matemáticas que as pessoas demoram a validar a contra-prova. A exemplo desse aqui:

http://www.vwgdesign.com.br/vwgdesign/pop_trab_acad_pensamentos2.htm

Matematicamente é muito fácil explicar o que acontece:
- Toda vez que você escolhe um número com 2 algarismos, está optando, por assim dizer, por um número com o seguinte formato:
du : onde "d" é o algarismo das dezenas e o "u" é o algarismo das unidades.

- A "brincadeira" pede para você subtrair os dois algarismos do número original
du - d - u = y

- perceba então o que acontece: ao subtrair "u" de "du", o resultado é sempre um número do tipo "d0", ou seja, sempre um múltiplo de 10 (10 * d).

- agora, quando você subtrai "d" de "d0", está na verdade conseguindo um valor "y" que é um múltiplo de 9, pois é equivalente a ter feito:
10 * d - 1 * d = 9 * d

- Se prestar atenção na tabela que aparece no site, verá que os números múltiplos de 9 têm todos o mesmo símbolo, o qual eles mudam constantemente, para tornar a magia mais interessante e dificultar um pouco a descoberta.

- Desfeita a "mágica".

5 comentários:

Andre Almeida disse...

Não consegui ver o link. Não acessa! :(

Alexandro Magno dos Santos Adário disse...

Estranho, Andre, Acabei de clicar e também acesar externamente e está funcionando. Eventualmente será que vc não está com alguma proteção no seu browser contra javascripts? Se tiver ele provavelmente vai bloquear.

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Também consegui acessar sem problemas.

Anônimo disse...

pegou pesado em dizer "...o pessoal que coloca algumas coisas na internet acha realmente que a gente é ignorante."

quem fez esse tal site provavelmente nao pensa isso, fez apenas por diversao e para divertir.. comprovado.. perdemos um bom tempo na aula de Circuitos digitais rindo a toa ... rárárá :)
[...]

~~

Alexandro Magno dos Santos Adário disse...

Cada indivíduo sabe como melhor aproveitar o seu tempo pessoal... Pena que eu acredito que o tal site não vá lhe ajudar muito com o estudo de Circuitos Digitais.