28 setembro 2006

Rancho ou rancho?

Estava conversando com a minha esposa hoje e ela me lembrou de uma micro-história (daquelas do post anterior), a qual é a mais engraçada pra mim (a graça de um não garante a graça de outro, ok? Essa também tem a ver com as palavras que no Rio Grande do Sul são diferentes de outros lugares.

Em Porto Alegre, vendo televisão (recém comprada em promoção!), assistia aos intervalos comerciais. Uma famosa rede de supermercados anunciava "Faça qualquer compra no valor de R$ 30,00 ou mais e concorra a um rancho". Poxa, na hora eu pensei: "Que promoção fantástica!!! Vou comprar só nesse mercado pra aumentar as minhas chances!".

No dia seguinte, conversando uma amiga, a Joana, falei pra ela da promoção. Ela disse que não era grande coisa, até porque às vezes, alguns preços eram mais altos que o da concorrência. Eu falei que, mesmo assim, era uma "puta" (gíria paulista, não tem sentido chulo, apenas quer dizer "Muito", "demais", "em abundância") promoção. Afinal, o cara que ganhasse ia faturar um rancho!

A Joana começou a achar estranha a minha empolgação, e acreditou que estava havendo uma falha de comunicação entre o supermercado e eu. Perguntou pra mim o que eu esperava de um "rancho". Animadíssimo eu logo disse: "Um lugar legal, no interior, um pouco maior que um sítio, etc, etc, etc". Ela então finalizou: "Pára de sonhar com suas vaquinhas e um pomar então, porque aqui no Rio Grande do Sul, um rancho é só uma "compra do mês"...

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que começo a concordar com a Fâmela!

"O Adário precisa escrever um livro."

Escreve mesmo! Imagina só.

Bom, mas enquanto o livro não sai, eu aviso que provavelmente neste sábado sai um tópico especial no Blog da Turma comentando esses teus conhecimentos em diversas culturas.
xD (agora você sabe o que quer dizer xD, haha)

PS: Me envia a foto da turma fazendo a prova ainda no sábado, se possível.

Andre Almeida disse...

Livro de estórias não tem, mas de poesias já! :P

Cleverson disse...

Como já disse um grande amigo dia desses, "o gaúcho não é melhor nem pior que os outros... Graças a Deus ele é diferente...", e lendo estes posts sobre as diferenças culturais que podemos encontrar pelo Brasil, afirmo que isto também vale para todas as outras culturas. Ninguém é pior ou melhor que outro, felizmente, são todos diferentes.

Legal os posts e a as histórias, mas como disse o Andre, pode não ter escrito um livro com estas "aventuras" todas, mas de poesia já e, diga-se de passagem, é muito bom. Procurem um certo livro "Coração brasileiro".

DP disse...

Pois é, André e Cleverson. Eu já vi esse livro, na Biblioteca da URI. As poucas poesias que li, eram legais.

Mas o livro de cultura também tem que sair. Hehe..