17 julho 2006

Os Sem-Floresta

Over The Hedge. Os Sem-Floresta. Esse é o desenho. Muito show!!! Bem, eu não precisaria dizer mais nada, mas acho que não é assim que se fala de um filme. Poucas vezes vi um desenho/filme/documentário com um humor tão refinado. "Over The Hedge" é a crítica mais inteligente, produzida recentemente, sobre o estilo de vida consumista dos estadunidenses.

Disfarçado de desenho-engraçadinho-com-um-monte-de-bichinhos-fofos-e-graciosos, "Os Sem-Floresta" é isso mesmo, mas é também mais, e vai direto na ferida do consumismo desenfreado que assola os Estados Unidos. A sociedade neo-burguesa, capitalista, alheia às mazelas sociais do país, isola-se em seus guetos chamados "subúrbios" (lá o subúrbio é uma coisa boa), destroe o restante de matas que rodeia as grande metrópoles e inunda o país com seu lixo de embalagens e restos (não tão inúteis). Isso tudo sem falar no industrialismo que cria geringonças "super ultra inúteis consumidoras de energia não renovável".

O filme também tem um pouquinho de Brasil sim. Tem o guaxinim malandro que adora tirar vantagem dos outros e tem um certo "jeitinho" de fazer tudo parecer "correto" e "honesto". O filme é bom, pra não dizer ótimo. As crianças vão adorar, os adultos ainda mais. Impagável é a cena-clímax do esquilo viciado em cafeína!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

hummm, já tinha ouvido falar sobre esse filme, pensei que era mais um desses desenhos animados sem muito conteúdo, mas agora me interessei mesmo... vo assisti.
=)

Andre Almeida disse...

Eu não achei tudo isso. Não passa de um filme bonzinho.