14 agosto 2006

Design de um Arquiteto de Computadores

Outro dia, numa aula, um aluno meu (o Luis Carlos, mais conhecido como "Fuzi"), sugeriu de forma bem-humorada que o "arquiteto de computadores" seria o cara que faz o projeto dos gabinetes do computador. Claro que tive então de dar uma clara explicação acerca da função do "computer designer", o qual não chega bem a ser um designer do ponto de vista da criatividade artística, apenas da técnica.

Mas, como todo bom "aspirante" a computer designer, tenho minha veia artística e uma das coisas que gosto de explorar, de vez em quando, é o design de objetos. O último feito (já tem até mais de 1 ano) foi um porta CDs que mostro nas fotos a seguir.

A idéia principal era fazer uma peça que tivesse um ar de leveza, fosse prática, compacta e baseada em materiais baratos e reciclados. Acho que consegui tudo isso. O acrílico que aparece na peça ia para o lixo de uma indústria aqui de Erechim, tendo sido salvo um pouco antes por um outro aluno meu (Obrigado, Mario!). A madeira, um pedaço judiado de compensado que eu tive de sofrer para lixar também estava prestes a ir para o lixo, pois o tamanho reduzido não permitia fazer muita coisa com ela. O PVC que reveste as laterais da base é de antigas capas de apostila de encadernação (algumas da década de 90). A base é giratória e o eixo é resto de um HD velho baleado de computador.

O princípio base do projeto era o de usar a razão áurea, coisa cuja fantástica importância e aplicação na natureza aprendi outro dia. Cor neutra (preto) e transparência, para permitir o uso em qualquer decoração. As curvas tornam o projeto bastante agradável aos olhos e o eixo de HD é tão leve que faz o porta-cds girar por um tempão.

Outra hora eu trago outros objetos de design que eu andei bolando ou até mesmo umas novas idéias...

Um comentário:

Anônimo disse...

Now, that is design!
Putz! Tem no varejo?